Gestão coletiva


​O crédito retido é um mecanismo de proteção para autores, artistas e outros detentores de direitos. Quando uma música é captada, mas não pode ser identificada (por motivos como falta ou inconsistência no cadastro dos titulares ou da obra/fonograma, conflito de informações, entre outros), os valores destinados aos titulares ficam retidos no Ecad até que o cadastro seja regularizado, dentro do prazo de cinco anos. Após este período, os créditos são distribuídos no mesmo segmento de origem, com correção monetária. 

​As associações de música atuam para garantir a correta remuneração para os artistas e demais titulares, fazendo os ajustes necessários nos cadastros pessoais e de obras para que esses valores sejam distribuídos. Se você é compositor, intérprete ou músico, procure a sua associação para saber se há créditos retidos a serem liberados. É muito importante manter seu cadastro e repertório sempre atualizados na sua associação.  

Clique aqui para conferir o relatório completo dos créditos retidos atualmente. Este relatório é atualizado mensalmente junto às associações de música e também aqui no site do Ecad.

​​​

banner-office.png

​Nosso estatuto traz um conjunto de regras sobre nosso funcionamento e obrigações. Clique aqui para conferir.​​