Arrecadação

O valor da música


O direito autoral é um instrumento importantíssimo para manter a música viva. Como qualquer outro profissional, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música. 

A lei de direitos autorais brasileira garante ao criador e demais artistas a remuneração pelo uso de suas músicas quando elas forem utilizadas por terceiros. Por isso, todo lugar que usa música publicamente deve pagar direitos autorais aos artistas, o que acontece por meio do Ecad.

Além de entreter e emocionar seu público, ao pagar direitos autorais você contribui para que novas músicas sejam criadas, impulsionando toda a indústria criativa!


  

 


Como é feita a arrecadação

A definição do valor a ser pago considera fatores como o local em que a música é tocada, sua importância para o negócio, o ramo de atividade, tipo de utilização musical e região socioeconômica do estabelecimento. Lojas comerciais, emissoras de rádio e cinemas, por exemplo, contam com critérios de cobrança diferentes devido à natureza de suas atividades e da sua utilização musical.

O cálculo do direito autoral é feito com base nos critérios estabelecidos no Regulamento de Arrecadação​ e na Tabela de Preços, definidos pelas associações de música que administram o Ecad.

 

Veja em qual categoria você se enquadra​: ​

​​
  • ​​Permanente
    Fechar
     
    Fechar
     
    • São os clientes que tiverem efetuado, no mínimo, oito espetáculos ou apresentações musicais por mês durante 10 (dez) meses em cada ano​.​

  • Eventual

    • São aqueles clientes que não se enquadram no item anterior, ou seja, que utilizam a música eventualmente.



​Como pagar o direito autoral?

Para pagar o direito autoral, procure a nossa unidade mais próxima para fornecer informações sobre como a utilização de música. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário. 

 

Para onde vai o dinheiro que você paga?

Nós arrecadamos os direitos autorais de canais e espaços que usam música, identificamos as canções e distribuímos os valores para as associações, que remuneram os artistas conforme o gráfico abaixo.



​​​


Atuamos em todo o Brasil, com sede no Rio de Janeiro, contando com 23 unidades próprias nas principais regiões e capitais do país, além de​ 29​​ agências credenc​iadas em cidades m​enores ou do interior.​ ​​​

Procure a unidade ​mais próxima​

 


 

Todos os serviços reu​nidos em um só lugar.

Faça o seu login​

​​​

  • R​egulamento 
    da Arrecadação​


    ​​Os critérios estabelecidos para a realização do cálculo do direito autoral são definidos pelas associações de música que administram o Ecad. ​​​​

    Confira aqui​​​​

​​​​