O valor da música
O direito autoral é um instrumento importantíssimo para manter a música viva. Como qualquer outro profissional, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música.
A lei de direitos autorais brasileira garante ao criador e demais artistas a remuneração pelo uso de suas músicas quando elas forem utilizadas por terceiros. Por isso, todo lugar que usa música publicamente deve pagar direitos autorais aos artistas, o que acontece por meio do Ecad.
Além de entreter e emocionar seu público, ao pagar direitos autorais você contribui para que novas músicas sejam criadas, impulsionando toda a indústria criativa!
Como é feita a arrecadação
A definição do valor a ser pago considera fatores como o local em que a música é tocada, sua importância para o negócio, o ramo de atividade, tipo de utilização musical e região socioeconômica do estabelecimento. Lojas comerciais, emissoras de rádio e cinemas, por exemplo, contam com critérios de cobrança diferentes devido à natureza de suas atividades e da sua utilização musical.
O cálculo do direito autoral é feito com base nos critérios estabelecidos no
Regulamento de Arrecadação e na
Tabela de Preços, definidos pelas associações de música que administram o Ecad.
Veja em qual categoria você se enquadra:
-
Permanente
Fechar
Fechar
-
São os usuários de música que fazem a sua utilização de maneira constante, habitual e continuada, como casas noturnas, bares com sonorização ambiental ou música ao vivo e promotores de shows.
-
Eventual
Como pagar o direito autoral?
Para pagar o direito autoral, procure a nossa
unidade mais próxima para fornecer informações sobre a utilização de música. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário e pode ser mensal (para emissoras de rádio e TV, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, entre outros) ou eventual (em caso de shows e eventos).
Para onde vai o dinheiro que você paga?
Nós arrecadamos os direitos autorais de canais e espaços que usam música, identificamos as canções e distribuímos os valores para as associações, que remuneram os artistas conforme o gráfico abaixo.