O Ecad existe há mais de 40 anos arrecadando e distribuindo direitos autorais de execução pública com ética, transparência, compromisso e excelência, para que os artistas e os demais agentes da indústria possam se dedicar àquilo que eles tanto amam e fazem com talento: a música.
É importante que sejam entendidas as diferentes funções dentro da gestão coletiva brasileira. O Ecad mantém a música viva ao conscientizar e arrecadar direitos autorais de quem usa música publicamente. Os valores arrecadados são associados às captações de músicas que fazemos para que possamos distribuir os valores às associações de música que, por sua vez, irão remunerar os artistas.
É imprescindível que os artistas sejam filiados a uma das associações que administram o Ecad.
Cabe às associações o cadastro dos artistas e outros titulares de música que, de acordo com a
Lei de Direitos Autorais, são as pessoas físicas ou jurídicas detentoras de
direitos de autor (autor, compositor e editoras musicais) ou conexos (intérpretes, músicos acompanhantes e produtores fonográficos). Os artistas também precisam manter seu repertório sempre atualizado na associação que os representa para que as músicas possam ser identificadas sempre que forem tocadas. É a própria associação que irá lançar, em um banco de dados compartilhado com o Ecad, todas as informações referentes ao cadastro e ao repertório de seus artistas.
Como receber direitos autorais?