Envio antecipado do roteiro musical agiliza a remuneração dos compositores

Envio antecipado do roteiro musical agiliza a remuneração dos compositores

Notícias

Spoilers de filmes e séries podem acabar com a diversão, mas no caso da música, saber antes o que será tocado nos shows agrada muito aos fãs, à imprensa e ao Ecad.

Para que possamos fazer a distribuição dos valores arrecadados, é imprescindível que o roteiro musical seja enviado para o Ecad. A entrega desse documento com antecedência permite que os autores sejam remunerados de forma ágil e correta.

A responsabilidade do envio da lista de músicas que serão tocadas é a do promotor do show ou evento, que deve ter em mente que seu papel vai muito além da quitação do direito autoral: ao informar o setlist, ele assegura seu compromisso e respeito com o trabalho dos compositores.

Além disso, enviar o roteiro musical também significa respeitar a lei de direitos autorais, que afirma que é obrigação de quem está usando a música informar ao Ecad a relação completa de músicas que, de fato, foram executadas durante o show.

Apesar do envio do roteiro musical ser atribuição do promotor, a conscientização é papel de todos os envolvidos nesse processo. Afinal, o intérprete, o produtor ou até mesmo o responsável pelo local do show também podem cooperar para facilitar esse envio.

Para conferir mais algumas orientações importantes sobre o preenchimento do roteiro musical, clique aqui. Depois de baixar e preencher o formulário, é só enviar pelo Canal do Cliente do Ecad através da aba “Programação musical".

Envie o roteiro musical com antecedência e garanta que o show seja bom para todo mundo – para quem cria, para quem faz o show e para quem curte.​